segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Matemática complicada

Tenho o trauma de não ser boa aluna a matemática, mas a partir do momento em que isto anda a circular por e-mail, quer dizer que não sou a única! Já agora, alguém me consegue explicar?

Eu, tu e ele fomos comer ao restaurante e no final a conta deu 30€. Cada um deu 10€.
Eu: 10€
Tu: 10€
Ele: 10€

O empregado levou o dinheiro até à caixa e o dono do restaurante disse: “esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver-lhes 5€ e entregou ao empregado cinco moedas de 1€.
O empregado, esperto, ficou com 2€ para ele e deu 1€ a cada um de nós. No final ficou assim:

Eu: 10€ (-1€ que foi devolvido) = Eu gastei 9€.
Tu: 10€ (-1€ que foi devolvido) = Tu gastaste 9€.
Ele: 10€ (-1€ que foi devolvido) = Ele gastou 9€.

Então, se cada um de nós gastou 9€, o que nós três gastamos juntos foi 27€. E se o empregado guardou 2€ para ele, temos:

Nós: 27€
Empregado: 2€
TOTAL: 29€

Pergunta: onde foi parar a outra moeda de 1€?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não foi parar a lado nenhum. É um truque de percepção.
Se pensares bem vais ver que a conta paga não são 27 € como te fazem crer, mas sim 25 €. 30 menos o tal desconto de 5.
O que faz com que as contas não dêem certo é que se parte do pressuposto que cada um gastou 9€, quando não gastou. Gastou menos, só que o empregado já tinha "abichanado" os dois euros. Ou seja, estás a somar cebolas com batatas.
Espero ter sido claro, caso não, liga-me que eu explico-te melhor. Levo apenas 2€. Tanto como o empregado manhoso.
:)

JB