quarta-feira, julho 25, 2007

É absurda

a quantidade de vezes que no mesmo dia, para não dizer na mesma hora, me apetece virar para o lado e gritar: tu és mesmo incompetente, não és?

terça-feira, julho 24, 2007

Solidariedade: a quanto obrigas


Anima-te e sê solidário. Ainda serás compensado pelos incómodos. Outro belo anúncio, sem dúvida.

quinta-feira, julho 19, 2007

Dez coisas

No fim do ano passado tive o prazer de conhecer o Tochas, personagem que só conhecia dos anúncios da Frize. Desde aí, e por sugestão sua, inscrevi-me e recebo a sua newsletter, que acaba invariavelmente com um pensamento do dia.
Na de Maio, ele resolveu acabá-la com uma lista de dez coisas que gosta, entre elas dias cinzentos e filmes parvos. Finda a lista, fica o desafio: ‘E tu? Hummm??’, seguido de três passos:
1º: Pensa em dez coisas que gostes.
2º: Faz uma lista com essas dez coisas.
3º: Olha para a lista e pensa quando as curtiste pela última vez.

Não consigo fazer a lista (já estou aqui há algum tempo e não me ocorre nada que seja pertinente a ponto de partilhar, a não ser o facto de adorar a praia no Inverno). O que não deixa de ser triste. Como é que não consigo pensar em apenas dez coisas que goste de fazer? Para já não falar no que vem a seguir, que é: se não te lembrares da última vez que fizeste alguma dessas coisas, está na altura de repensar a tua vidinha. Diz o Tochas: curte a vida! Faz (pelo menos) uma coisa que gostes por dia!
E mesmo não conseguindo fazer a lista consigo olhar para trás e ver que hoje almocei com uma das minhas melhores amigas; ontem perdi a noção do tempo e estive com A amiga a ter uma das mais importantes, senão A mais importante, conversas da nossa vida; anteontem andei às compras com o meu mais-que-tudo; e agora estou a escrever, o que adoro. Afinal, sou feliz!

Anúncios que não percebo

Não me metendo nojo, no verdadeiro sentido da palavra, faz-me confusão este tipo de anúncios. Supostamente são as mulheres quem mais aprecia a ida a centros comerciais, portanto, para quem é este anúncio? Pró marido? Como que a dizer leva-me ao centro comercial, paga as minhas comprinhas e depois besunto-me com chocolate para te chafurdares? Há anúncios sensuais, que conseguem despertar-nos realmente para o lado doce da vida, mas este acho que está muito mal conseguido. Não me conseguindo explicar de outra forma, acho este anúncio muito brejeiro.


quarta-feira, julho 18, 2007

Hoje estou assim

Todd Goodman

Joana dos cabelos verdes

Resolvi, aliás obriguei-me, impus a mim própria, que tinha de retomar as leituras assíduas. Com tantos livros por ler não me posso cingir às leituras nos corredores de hospitais à espera de mais uma consulta. Com as cartas de amor do Lobo Antunes a serem lidas há mais de um ano e A Fórmula de Deus, do Rodrigues dos Santos, há bem menos, resolvi que estava na altura do Peixoto e do livro de contos que a revista Sábado publicou. Inéditos, diziam eles, mas no fim do livro venho a saber que os mesmos já haviam sido editados no Jornal de Letras. Agora, foram apenas revistos. Valha-nos então a revisão que não deixou escapar um único erro.

“Gosto de dizer que sim. Dizer que sim é querer resolver problemas, é seguir em frente, é lançar-se sem medo, rejeitar as amarras de auto-preservação. Sim, gosto de fazer planos e projectos, gosto de imaginá-los concretizados. Não gosto de dizer que não. As pessoas que dizem não desagradam-me desde os meus primeiros instintos.”

Este é um excerto do conto da Joana dos cabelos verdes, mas podia muito bem ser uma conversa entre mim e a Joana dos cabelos brancos. Sempre fui assim e ela sempre tentou mostrar-me que há alturas em que temos, obrigatoriamente ou tão simplesmente por uma questão de sanidade mental, de dizer não.

A Joana dos cabelos verdes é também aquela amiga/conhecida que em determinado momento fez parte da nossa vida mas que com o passar do tempo desapareceu. Até ao dia em que a encontramos no metro, à hora de almoço no centro comercial, no café onde raramente tomamos o pequeno-almoço, naquele evento em que estamos a trabalhar e não nos apetece fazer conversa de circunstância. Até ao dia em que tomamos consciência de que não seria o tempo de trocarmos umas breves palavras que faria diferença e nos arrependemos de ter deixado passar o momento.

terça-feira, julho 17, 2007

Mau feitio

A minha falta de paciência para pessoas que não me conhecem e “sacam” o meu email de outros é conhecida. Aliás, acho que já falei aqui nisso. Seja como for, acho uma falta de chá, colegas (como odeio ser tratada assim), usarem e abusarem dos meios da empresa onde trabalham para fins pessoais. Neste caso, a atitude do colega (blargh) até é de louvar. Desapareceu o pai de uma amiga sua. Ao primeiro e-mail, eu que sou reticente até à última casa nestas situações e não reencaminho nada, até pensei (pouco, verdade seja dita) fazer o obséquio. Mas eis que o senhor deve ter pensado que o email devia funcionar como aqueles em cadeia, em que se não devolveres não gostas de mim (que medo), e vai daí que já vai no 3.º envio. Portanto, a parca paciência já ultrapassou os limites e o senhor já teve direito a email de resposta que ficou pelo caminho. Falta-me a coragem, que é como quem diz: não sei quem é o senhor e vá que seja quem me paga o ordenado ou alguém com ligações directas ao patrão? Mas que me irrita, irrita!

Corinne Bailey Rae às bolinhas brancas

No Rock in Rio-Lisboa 2004, Souad Massi foi a revelação. Em 2006 foi esta senhora, cuja simplicidade e alegria me contagiaram, até hoje e por muito mais tempo.
Agora descobri este vídeo animado de “I Don’t”, onde canta com Amp Fiddler. Parece que foi inspirado no bar alienígena onde Luke Skywalker conhece Han Solo e Chewbacca, no Star Wars. Parece porque se há saga a que nunca prestei grande atenção foi esta, entre outras.


Mulheres

A propósito da nossa conversa desta manhã...

"Dizem que as mulheres são mais brutas. Não sei se é verdade. Para mim, as mulheres podem ser mais brutas mas, pelo menos, não são homens."
in conto Legalize Airlines, de José Luís Peixoto

terça-feira, julho 10, 2007

Corpinhos em saldo

E pensar que já me tinha ocorrido dar o corpinho para investigação...
$4475.00The Cadaver Calculator - Find out how much your body is worth. From Mingle2 - Free Online Dating
ou para fazer casacos para o Inverno.

Ontem, hoje e amanhã

Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti

segunda-feira, julho 09, 2007

I know not what tomorrow will bring...

A Única convidou 7 ilustres nacionais para escolherem, de mútuo acordo, as 7 maravilhas nacionais. E foi ao ler o artigo, depois de ver que a obra incompleta de Fernando Pessoa foi uma das escolhas, que me apercebo que ainda não li nada de Fernando Pessoa. Decididamente, ainda tenho um longo caminho a percorrer.

As 7 Maravilhas

Não há palavras para a desilusão que foi ver o belo do Joaquin Cortés, sentadinho a batucar, em vez de dar uso às perninhas que Deus lhe deu. Eu, que andava a pensar seriamente em assistir ao seu próximo espectáculo, apesar de me terem já alertado para a eventual desilusão, por o senhor não dançar assim tanto quanto se esperaria, na gala das 7 Maravilhas de Portugal e do Mundo tive a confirmação de que, provavelmente, é arriscado ir ver um espectáculo seu. Não sei o que lhe aconteceu. Disseram-me, quem esteve nos ensaios, que o senhor até dançou, mas ficou muito aquém da pululante Jennifer Lopez.
Sem ser esta piquena desilusão, não fora ter ido com convite e atrever-me-ia a dizer que todo aquele festival foi um fiasco. Eu, pelo menos, estava à espera de mais. Para quem dizia que o espectáculo ia ser semelhante à abertura dos Jogos Olímpicos, pareceu-me ‘poucochinho’… Ainda assim, aqui ficam os meus 7 momentos preferidos da noite:

  1. Ouvir o hino nacional cantado por tanta gente e sentir-me parte daquele todo
  2. A bola gigante com bailarinos lá dentro
  3. A actuação da Jennifer Lopez
  4. A actuação de Alessandro Safina
  5. A reacção do senhor que recebeu o prémio de Chichén Itzá
  6. A queda de um senhor que ia entregar um prémio (é que só se fala das senhoras e dos seus saltos)
  7. Ver a Marisa Cruz a tentar tirar o microfone à senhora que recebeu os prémios de Lisboa

Bolas, que isto foi mais difícil do que estava à espera…

quinta-feira, julho 05, 2007

Que surpresa

4240 portugueses participaram num questionário sobre incidência gripal, cujos resultados estão disponíveis no gripenet. Numa iniciativa inédita no nosso país, ficamos a saber que o pico da epidemia de gripe começou em Fevereiro e que, surpresa das surpresas, a 6.ªf foi o dia da semana em que mais portugueses apresentaram sintomas gripais! Ninguém diria, a seguir nem vem aí o fim-de-semana... Palpita-me que o 2.º dia da semana em que mais portugueses apresentaram sintomas gripais terá sido a 2.ªf. Mas isso também já sou eu que sou má-língua.

Andreia

Logo vou contigo ao Super Bock e tu vais comigo aqui! Aceitas?

Vou para o Nepal

Pele dourada, corpo semelhante ao de uma figueira, coxas como as de um veado, pescoço como uma concha. Estas são algumas das 32 perfeições necessárias para se ser considerada divindade no Nepal, que, obviamente, reúno na totalidade. Mas a situação no Nepal não está fácil. Sajani Shakya, de dez anos, foi demitida da sua qualidade de divindade. E porquê? Porque foi aos Estados Unidos. O que é que lhe acontece agora? Vai estudar e esperar pelos 18 anos para começar a trabalhar? Não! Vai ser reformada.
Ainda bem que hoje fui fazer análises, cujos resultados assim que chegarem serão enviados para o Nepal, porque sem divindade é que o país não pode ficar. Para além disso, quando me fartar posso sempre fazer uma viagenzita e reformar-me, digamos, lá para os 31.