quarta-feira, maio 16, 2007

Quinta-feira de espiga

Todos os dias, no caminho para casa, passo por uma recta cujas bermas estão pintalgadas de um vermelho e verde lindíssimos. Não são rosas, senhor, mas são papoilas. Ou melhor, eram. De há umas semanas para cá, cada vez que lá passo, normalmente ao fim do dia, com o Sol a convidar, penso em levar a máquina fotográfica para registar o momento. Adoro papoilas e a sua frágil beleza. Ontem, um senhor de cada lado da estrada, apanhavam-nas de debandada. Fiquei triste. O meu cenário inspirador foi corrompido. Lembrei-me que a 5.ª feira de espiga, feriado do concelho onde habito, devia estar a chegar. É já amanhã e aqui no trabalho ninguém ouviu sequer falar na tradição de apanhar a espiga nem repararam nas senhoras que neste dia as vendem em raminhos à saída do metro. 3 papoilas, 3 raminhos de oliveira, 3 malmequeres, 3 espigas de trigo e, influências do meu avô, 3 patas-de-veado (acho que é assim que se chamam). Assim eram as minhas espigas até há uns anos. Mantida atrás da porta, ano após ano, diz-se que cada um destes “ingredientes” simboliza: o azeite (oliveira), o pão (trigo), o sangue (papoilas) e a alegria (malmequeres). Há outras interpretações, mas esta é a que conheço passada pelos meus pais, que já a receberam dos meus avós.
Durante uns dois anos uma amiga deu-me uma, mas tal como as castanhas – esta é uma história para breve – há hábitos que são difíceis de manter, e da mesma forma que a fotografia não será tirada, o que foi não volta a ser, ficam apenas as memórias que nos reconfortam a alma.Neste dia, conhecido também como Quinta-Feira da Ascensão, comemora-se a ascensão de Jesus Cristo ao Céu, encerrando um ciclo de 40 dias após a Páscoa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi a Quinta-Feira de Espiga contigo! Não sabia que era já...
Que tudo o que a espiga significa esteja na tua vida em doses industriais!