sábado, agosto 25, 2007

Zinédine Zidane, O Santo

Foi escolhido três vezes como melhor jogador do mundo pela FIFA e uma vez como melhor jogador da Europa, entre outras distinções. Não sendo uma fervorosa adepta de futebol, parece-me que estas distinções e prémios não valerão apenas pelo que se faz dentro das quatro linhas, que outros valores como carácter, personalidade, companheirismo, fair play, ..., também serão tidos em conta. Por isso, não escondo o pasmo que a cabeçada que Zidane deu em Materazzi, na final do Mundial de Futebol na Alemanha no ano passado, me provocou. Já o acto em si, atitude que considero muito pouco digna por parte de alguém que é tido como um exemplo em todo o mundo, deixa muito a desejar em relação ao senhor e aos seus valores, mas agora que Materazzi revelou as palavras que fizeram com que levasse aquela cabeçada monumental já nem sei o que diga. Quando Zidane, que ainda por cima estava a disputar o último jogo da sua carreira, ofereceu a camisola a Materazzi, este respondeu-lhe “prefiro a puta da tua irmã”, ao que Zidane, conhecido ainda por promover a tolerância racial e religiosa, especialmente entre os jovens, respondeu à cabeçada. Escusado será ainda dizer que ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira como futebolista profissional, Zidane nunca terá insultado adversários, nem árbitros. Aliás, até é difícil compreender como alguém tão virtuoso sabe o que significa a palavra puta. Mas isto sou eu que não percebo a essência do futebol e que acredito que as coisas se podem resolver a conversar. Vivo mesmo numa utopia.

3 comentários:

Rafael disse...

que nunca tenha sido revelado, penso que o zidane nunca insultou ninguém. Mas de certeza que o fez. Dentro das 4 linhas passa-se muita coisa que nós não vemos nem ouvimos.

Nenhum jogador de futebol é santo. E a reacção de Zidane à cabeçada, penso que até nem é discutível... foi irreflectida e sem razão... pronto.

Anónimo disse...

Ele não ofereceu a camisola... Ou seja, a coisa foi mais ou menos assim: o Materazzi agarrou o Zidane pela camisola e o Zidane disse-lhe qualquer coisa como "queres a camisola? Deixa lá que depois dou-ta". Aparentemente inocente, esta oferta de camisola é uma provocação usada no futebol e equivale a dizer ao outro que ele é muito inferior e que só ali anda para conseguir a camisola do "craque".

JB

Sara disse...

O que só vem comprovar a minha teoria ;)