terça-feira, junho 27, 2006

Grrrrrrrrrrr… ou inspirar, expirar...

Agora já passou, e a cada dia que passa mais me convenço que é preciso ter calma, manter a cabeça fria e não reagir na hora. Cá em casa tenho uma pessoa que gosta muito do lema: “o calado vence sempre”. Eu não partilho da sua opinião, e alturas houve em que este lema só serviu para arranjar confusão, mas cada vez mais acredito, e tento seguir esta minha regra, que há alturas em que só se ganha se nos mantivermos calados. Há sensivelmente 2 horas atrás comecei a escrever algumas linhas cheias de inquietação, nervosismo e muita irritação. Obviamente que as palavras, que se resumiam a uma breve frase a dizer que não suporto homens lamechas, eram dirigidas a alguém que estava muito próximo de mim, com quem partilho um espaço diário, com quem almoço, lancho e, às vezes, até janto. Mas ditas em voz alta iam soar muito mal, terrivelmente mal, e transportas para onde quer que seja na altura exacta em que os sentimentos estão à flor da pele, também iam soar mal e é por isso que cada vez mais acho que devemos moderar as nossas reacções, as nossas “respostas tortas”. Respirar fundo, ouvir a música em altos berros para não ouvir nada do que se passa ali mesmo ao lado, ir à rua apanhar ar, podem não ser as melhores soluções, mas pior que tudo o resto é virar costas e deixar a pessoa a falar sozinha ou responder alguma coisa de que mais tarde nos podemos vir a arrepender. Eu acho que já aprendi uma grande lição, como o Rui Veloso na sua canção, mas há dias em que é tão difícil...

2 comentários:

Rafael disse...

Eu sou ao contrário! Estou cada vez mais adepto das respostas tortas.

Sara disse...

:)